fbpx

Dúvidas Frequentes

Em casos extremos a ESCOVAFLEX pode travar, por isso, sempre verifique através do visor se o funcionamento está correto.

Caso um barbante fique preso, retire o fio, verifique o estado de conservação da ESCOVAFLEX e, caso necessário, faça a substituição por uma nova antes de continuar o plantio.

Sim, tratamentos oleosos, inoculantes líquidos, diretamente na caixa de sementes podem comprometer muito a plantabilidade do sistema.

Não, sempre utilize a velocidade recomendada pelo fabricante da plantadeira. O dosador foi desenvolvido melhorar a plantabilidade, e o principal fator que compromete a plantabilidade é a velocidade.

Não, nunca faça um plantio sem grafite. O grafite é responsável pela lubrificação do sistema, evitando danos mecânicos e reduzindo o desgaste dos discos e anéis.

Não, primeiro faça o tratamento das sementes. O grafite é a última etapa do processo antes do plantio.

Não, o grafite nunca deverá ser substituído ou usado em quantidade menor do que a indicada, pois ele é o responsável pela lubrificação do sistema e uma boa distribuição das sementes.

Este é um sintoma de falta de grafite ou escolha incorreta do disco e anel.

Não, inoculante líquido compromete o funcionamento do conjunto de distribuição.

Não, o limitador de peso é fundamental para que não concentre todo o peso que contém dentro do reservatório de uma única vez, exceto quando estiver utilizando o Reservatório de Sementes Pipoqueira J.Assy.

Verifique se o cabo está intacto e se está devidamente ligado a uma fonte de alimentação 12V-24V (vermelho/azul positivo, preto/negativo). Verifique também se o fusível está plugado e intacto.

Acesse a função F2 e ajuste o volume do Monitor.

Durante o trabalho, verifique se todos os sensores estão funcionando, caso identifique a ausência de um deles, pode ser a falta de bateria. 

Se o monitor for desligado e ligado novamente, esse sensor não constará quando a função F1 for acionada.

Pode ser um problema na configuração, acesse a função F3 e altere o brilho da tela.

O problema pode ser sinal de comunicação ou a antena pode não estar montada apropriadamente no monitor. Verifique se ela está montada e na posição vertical, tente remover obstáculos entre a antena e sensores.

Posicione o monitor em um local que tenha uma visão direta para os sensores. Desligue qualquer fonte de rádio próximo aos sensores.

Verifique se há fluxo suficiente nas linhas ou se alguma seção foi desligada. Caso isso ainda ocorra verifique se os sensores estão com adubo encrostado nas paredes.

Em caso de adubo encrustado na parede, limpe a superfície com um pano ou esponja macia. Evite utilizar objetos que possam danificar o sensor durante a limpeza.

Caso necessário recomenda-se o uso de água corrente e sabão neutro para uma limpeza mais eficaz. Não utilize água pressurizada, isso pode danificar o sensor.

Verifique se não há encrostamento no sensor e faça a limpeza.

 

Limpeza

Recomenda-se lavar o sensor com água corrente e sabão neutro. No período entre safras, retire da máquina e guarde em um galpão. 

Para limpeza de insumo encrostado na parede, não utilize ferramentas para raspá-lo, pois pode danificá-lo. Use apenas pano ou esponja macia. 

Verifique a integridade dos mangotes durante a manutenção. Caso seu mangote superior ou inferior esteja danificado, solicite assistência a nossa equipe especializada. 

As FALHAS são caracterizadas pela falta de sementes nos furos dos discos - são verifi cadas pelo Visor. Sua incidência pode ser diminuída com as seguintes ações:

a) Verifi que se a escolha do conjunto de disco foi  feita corretamente (informações no tópico Escolha da  Cultura (página 6) deste manual. .

b) Verifi que se não há fragmentos alojados nos furos  dos discos.

c) Verifique se as sementes estão corretamente grafitadas. O uso de grafite em pó e seco, aplicado nas sementes e misturados uniformemente, é imprescindível para fazer com que as sementes tenham uma facilidade de movimentação dentro do dosador. Desta forma, as sementes são capturadas com maior facilidade pelo furo do disco.

d) Certifique-se de que a pressão do vácuo está regulada corretamente. Se as falhas (falta de sementes) persistirem, procure aumentar a pressão de trabalho até reduzir ao máximo as falhas. Em seguida, verifique se não há aparecimento de duplos.

e) Confira a vedação, certifique-se que esteja em bom estado.

Os DUPLOS são caracterizados pela presença de duas ou mais sementes nos furos dos discos - são verificadas pelo Visor. Sua incidência pode ser diminuída com as seguintes ações:

a) Verifique se a escolha do conjunto de disco, foi feita corretamente (vide tópico: Escolha da cultura).

b) Confira as facas organizadoras, veja se não estão desgastadas devido ao uso excessivo.

c) As sementes devem estar corretamente grafitadas. O uso de grafite em pó e seco aplicado nas sementes e, misturados uniformemente, é imprescindível para fazer com que as sementes tenham uma facilidade de movimentação dentro do dosador.

Desta forma, serão separadas umas das outras com maior facilidade pelo organizador.

d) Certifique-se de que a pressão do vácuo está regulada corretamente. Se persistirem os duplos, diminua a pressão de trabalho até reduzir ao máximo os duplos. Em seguida, verifique se não há aparecimento de falhas.

Caso o espaçamento entre sementes no solo esteja prejudicado, recomendamos as seguintes ações:

a) Cheque a saída de sementes do dosador e o condutor de sementes. Detritos alojados em suas paredes podem desviar o curso das sementes. 

b) Verifique o sistema de tração. Certifique-se de que o sistema está em boas condições e bem lubrificado. 

c) Tente girar o dosador manualmente. Procure por algum sinal ou som incomum enquanto gira. Caso esteja girando com dificuldade, remova o conjunto de disco, organizador e roseta procurando por algum tipo de detrito que esteja dificultando o giro do conjunto.

d) Procure por marcas ou evidências de onde a semente está entrando em contato com o condutor de sementes. Certifique-se de que o Selenium esteja posicionado de modo que a semente caia no meio do condutor de sementes.

e) Verifique se as entradas de ar do dosador estão livres (ver páginas 4 e 5), para permitir o fluxo de ar livre no dosador.

f) Verifique se as sementes estão grafitadas corretamente. O uso de grafite em pó e seco, aplicado nas sementes e misturados uniformemente, é imprescindível para fazer com que as sementes tenham uma facilidade de movimentação dentro do dosador. Assim, elas irão se desprender do disco no momento correto. Em caso de tempo úmido, aumente a dosagem de grafite nas sementes.

g) Diminua a velocidade para verificar se o problema está sendo causado pelo excesso de vibração da linha de plantio.

h) Caso possua sensor de sementes no condutor,verifique se a instalação está correta. O sensor não deve ultrapassar a parede interna do condutor.

Caso a população de sementes no solo não esteja

de acordo com a desejada, pode-se tomar as seguintes ações:

a) Se o dosador é tracionado por motor hidráulico ou motor elétrico verifique se o número de furos do disco está configurado corretamente no terminal que controla os motores. Verifique também se a população indicada no display está correta.

b) Se o dosador é tracionado mecanicamente pela roda de arraste da plantadeira, verifique na tabela de dosagem, se as engrenagens corretas estão sendo utilizadas na caixa de engrenagem que movimenta os dosadores de semente.

TOP